Existem muitas maneiras de se tornar a cozinha mais prática e, consequentemente, mais fácil de lidar na hora de trabalhar. Algumas delas envolvem a instalação de equipamentos que facilitam a limpeza e aumentam o conforto.
 
Outra coisa que é essencial para deixar a cozinha mais prática é organizar corretamente a despensa, a geladeira, o freezer, as gavetas, as louças, as panelas, os utensílios e os pequenos eletrodomésticos. Dessa forma, tudo fica mais fácil de se visualizar e não se perde tempo ao procurar algum item.
Ter uma bancada de apoio e lançar mão de prateleiras, nichos e cestos ajudam a tornar o ambiente mais confortável e otimizado, além de facilitar a preparação dos alimentos. Já ter os temperos e as facas de trabalho à mão economizam tempo precioso.
Outras ideias são o cultivo de uma horta, a adequação da luz, a instalação de um relógio de parede, o uso de uma parede de lousa, a manutenção de uma mini-adega e a criação de um cantinho para livros, revistas e cadernos de receitas.
Organize as panelas
As panelas e frigideiras também devem ser guardadas por tipos e na ordem de tamanho, de preferência penduradas em suportes sobre uma ilha ou bancada ou, ainda, dentro de gavetas fundas. As tampas, se possível, devem ser encaixadas pelos pegadores nos cabos das panelas. As panelas e frigideiras mais usadas devem ficar na frente. As formas, por sua vez, devem ser empilhadas umas dentro das outras. Já as chaleiras, leiteiras e bules devem ser organizados em prateleiras debaixo da bancada da pia.
Instale uma torre de fornos
A torre de fornos reúne em uma mesma parede, geralmente no sentido vertical, todos os fornos utilizados na cozinha, como o forno convencional, o forno elétrico e o forno de micro-ondas. Ela tem vários aspectos práticos, como por exemplo evitar que a pessoa se abaixe para abrir ou fechar o forno. E fica bem visível, podendo-se acompanhar a assadura com facilidade.
Organize as louças
As louças geralmente são condicionadas em armários ou estantes, fechados ou abertos. 
Para facilitar a vida, o ideal é que se organize as louças por tipos, sendo que as que se
usa menos devem ficar no fundo. Pratos devem ser empilhados na seguinte ordem: rasos,
 fundos e de sobremesa. As xícaras não devem ser empilhadas, pois correr o risco de cair e quebrar. Os copos devem ser guardados por tipos e por ordem de tamanho, sendo que os menores ficam na frente e os maiores atrás. Uma forma de armazenar os pratos é colocá-los em prateleiras apropriadas, com divisões para que eles fiquem em pé. 
Organize as gavetas
As gavetas principais devem estar perto das bancadas da pia e do fogão. As primeiras devem guardar talheres e utensílios menores, enquanto que aquelas imediatamente abaixo devem reunir os utensílios maiores, como colheres de arroz, conchas, espátulas, escumadeiras e batedores de claras. Nas seguintes, panos de prato e rolos de papel absorvente, alumínio e outros. Nas últimas, tábuas de picar. Lembre-se de secá-las bem antes de guardar.
Organize a despensa
A despensa merece total atenção se o objetivo é facilitar o trabalho. Os produtos devem ser organizados por tipos e, dentro deles, por prazo de validade. Os que vencem antes, ficam na frente e os que vencem mais tarde, no fundo. Faça um inventário do que tem e vá riscando os produtos à medida que for usando. Assim, você terá ideia do que é preciso comprar logo e do que está com o prazo de validade prestes a vencer, devendo ser utilizado o quanto antes.
Organize a geladeira e o freezer
A geladeira e o freezer também exigem organização para um consumo adequado. Na geladeira, legumes, frutas e verduras ficam na parte mais baixa, enquanto leites, produtos lácteos, frios e ovos devem ficar em áreas mais elevadas. As sobras de comida devem ser acondicionadas em potes com tampa com etiquetas com a data do preparo e prazo de validade. Dependendo do produto e da quantidade, é melhor guardá-lo no freezer, com o mesmo esquema de etiqueta. No freezer, as carnes e os pratos a serem congelados também devem ser etiquetados para facilitar na hora do consumo.
Deixe os temperos à mão
Na hora de cozinhar, o mais prático é ter os temperos e condimentos à mão, seja em um armarinho próprio, em uma bandeja na bancada de trabalho ou em uma prateleira ao lado ou acima da pia ou do fogão. Desse jeito, também fica fácil encontrar os temperos que vão para a mesa da copa ou da sala de jantar. 
Deixe as facas de trabalho à mão
Um utensílio que é muito utilizado na cozinha são as facas para cortar, picar e destrinchar, entre outras ações. É uma boa ideia reuni-las todas em um suporte de imã sobre a bancada da pia ou do fogão. Assim, elas sempre estarão à disposição quando se preparar uma receita.
Tenha uma bancada de apoio
Essencial é ter uma bancada de apoio onde trabalhar na cozinha com mais espaço e conforto. Nas cozinhas maiores, pode-se optar por uma ilha central, com ou sem cooktop ou pia. Outra possibilidade é uma mesa que sirva de suporte para o serviço e que, ainda, pode ser utilizada para as refeições. Já as cozinhas menores saem ganhando com bancadas que cubram toda a parede, com áreas próprias para o fogão, para a pia e para o pré-preparo e preparo dos alimentos.
Use prateleiras, nichos e cestos
A cozinha ganha muito mais espaço de armazenamento se forem utilizados também prateleiras, nichos e cestos para receber os produtos, potes, utensílios e demais objetos. Em algumas cozinhas, eles substituem perfeitamente armários, gavetas e estantes, com um estilo suave e rústico. É sempre um jeito de se fazer espaço.
Capriche na iluminação
A iluminação da cozinha não deve ser negligenciada. As áreas de trabalho, como pia e fogão, devem receber iluminação própria a fim de facilitar a visibilidade na hora do preparo dos alimentos. A iluminação adequada torna muito mais confortável a realização das tarefas.
Comentários